Economia

Pesquisa da Intel desvenda hábitos dos compradores de PCs

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postado em 12/09/2008 18:29
A Intel divulgou, nesta sexta-feira (12/09), pesquisa que revela os hábitos dos consumidores de computadores. O estudo encontrou disparidades entre as diferentes regiões do mundo e também, no Brasil, entre as classes sociais. Enquanto 37% dos britânicos e 47% dos americanos costumam comprar PCs e laptops pela internet, brasileiros, mexicanos e chineses ainda optam por adquirir suas máquinas depois de uma visita a loja. Nos países em desenvolvimento, a taxa de compradores de computadores online é de 19%. E esse comportamento é uniforme em todas as classes sociais no Brasil, só que com algumas diferenças. Enquanto a classe A, que em 85% dos casos tem PC em casa, prefere comprar novas máquinas quando as anteriores se tornam obsoletas. Esse grupo costuma pesquisar os aspectos técnicos dos desktops ou laptops antes de ir à loja. Já na classe B, os consumidores, além de consultar parentes ou consultores técnicos, costumam buscar informações online sobre os produtos desejados antes de se dirigir a loja. Para o diretor de marketing da Intel, Elber Mazaro, essa diferença se deve ao menor envolvimento da classe A com a internet, já que esse perfil tem um acesso melhor a outros tipos de entretenimento, pelo menos por enquanto."O computador também virou uma fonte de entretenimento para os usuários da classe A, que o utiliza para jogos on-line, por exemplo", explica Mazaro. Já a classe B, ainda utiliza o computador essencialmente como forma de comunicação, o que gera uma dependência maior do serviço e uma necessidade maior de tê-lo em casa. "Uma boa parte da classe B é egressa da classe C e, assim como ela, tem como fatores principais para compra preços melhores, performance e velocidade do processador. Outra característica é a economia de recursos para a compra do equipamento. A classe B tende a guardar dinheiro para dar uma entrada maior e aliviar as prestações. Esse é o grupo que mais utiliza o PC para socialização, trocar e-mails e acessar o Orkut". revela Mazaro. A classe C, assim como a classe B, revela uma grande necessidade na compra do computador. Nessa parcela da população, 20% dos consumidores tem o PC como principal objetivo para próxima compra, contra 11% dos que querem antes um carro. Já na D, o desejo cai para 4%, contra 14 dos aparelhos DVD. Os fatores que determinam as vendas para essas classes são a oferta de crédito e o valor das prestações. Outra variável encontrada pelo estudo do comportamento dos consumidores de computador é a do sexo do comprador. Para a Intel, os homens, em geral, adquirem seu equipamento por impulso, representando 63% na pesquisa. Mas são as mulheres as responsáveis por fechar o negócio. Em 55% dos casos elas que compram as máquinas.

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