postado em 12/09/2008 18:57
A Intel firmou uma parceria com a Tecsys do Brasil para o desenvolvimento de tecnologia em decodificadores de TV digital para o mercado brasileiro. Os produtos desenvolvidos visam atender tanto o segmento profissional como também o mercado de consumo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela IMS Research, o Brasil será o segundo maior mercado de decodificadores avançados entre os países emergentes e o sexto maior em todo o mundo até 2012. Ainda segundo o estudo, os mercados emergentes experimentarão um crescimento de 75% na adoção desse mesmo tipo de tecnologia entre 2007 e 2012.
;A TV Digital é uma das principais apostas da Intel para o mercado brasileiro na área de soluções embarcadas. Com um produto avançado e que possua canal de interatividade, o usuário doméstico poderá acessar informações relativas ao programa que está assistindo, consultar saldo bancário, alugar vídeos, se divertir com jogos 3D e muito mais. Dessa forma esse usuário poderá usufruir, de forma completa e interativa, das melhorias trazidas pela TV Digital;, disse Américo Tomé, Gerente de Novas Tecnologias da Intel para América Latina.
Os resultados dessa parceria chegarão ao mercado profissional na forma de IRDs - receptores com decodificadores integrados - voltado às redes de televisão e empresas de TV a cabo. ;Esse produto, já em fase de testes, foi desenvolvido para atender as necessidades de recepção, monitoramento e retransmissão dos sinais de TV digital entre as emissoras e suas filiais, assim como pode ser utilizado pelas operadoras de TV a cabo que desejem oferecer os sinais de alta definição da TV aberta em sua rede.;, afirma José Marcos, Diretor Geral da Tecsys do Brasil.
Para o mercado doméstico essa parceria chega na forma de set top box, também conhecido como "conversores digitais", que serão oferecidos na forma de licenciamento para empresas interessadas na fabricação de produtos em OEM (Original Equipment Manufacturer). A Amplimatic, uma das mais antigas fabricantes de antenas e equipamentos para TV, já fechou o acordo e será uma das primeiras empresas a oferecer o produto ao mercado com tecnologia Intel-Tecsys.
Em novembro serão apresentados dois modelos que entregarão a melhor experiência para o usuário doméstico, sendo um deles considerado "topo de linha", compatível com o padrão Brasileiro ISDB-Tb e com recursos avançados, e outro modelo voltado à recepção de sinais via satélite em alta definição (HDSat/DVB-S2) podendo ser utilizado em todo o território Nacional graças ao uso de antenas parabólicas.
;Outra parceira neste projeto é a Jabil do Brasil (Provedora de Serviços de Manufatura) com unidades de produção em Manaus, Minas Gerais e São Paulo, que vai oferecer seus serviços tanto no segmento profissional bem como no mercado doméstico, tendo participado do desenvolvimento desde o início deste projeto dispõe de total infra-estrutura para suportar a demanda prevista em qualquer uma de suas unidades oferecendo a flexibilidade necessária e qualidade na manufatura reconhecida internacionalmente; - explica Paulo Samora, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Jabil.
"São produtos exclusivos para a TV Digital de alta definição, que atendem o mercado de TV digital terrestre também as redes de TV a cabo e recepção via satélite. As inovações da Tecsys, aliadas à tecnologia de ponta da Intel, irão acelerar significativamente a implantação da TV digital no Brasil, com produtos de alta confiabilidade e garantem a alta definição de imagem - da emissora até usuário final, em qualquer ponto do País", finalizou Américo Tomé.