postado em 15/09/2008 08:25
A American International Group (AIG), principal companhia de seguros dos Estados Unidos, busca um empréstimo emergencial de curto prazo (empréstimo-ponte) de US$ 40 bilhões do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), revelou a edição deste domingo (14/09) do jornal New York Times (NYT), citando uma fonte próxima da negociação.
Segundo o blog DealBook, do NYT, as agências de classificação de risco ameaçaram rebaixar hoje a nota de risco de crédito (rating) da AIG, levando outras empresas a retirar seus contratos da seguradora. Se isto ocorresse, a AIG poderia sobreviver apenas 48 ou 72 horas, disse o jornal.
Os fundos que compram participação em empresas (private equity) J.C. Flowers & Co., Kohlberg Kravis Roberts & Co. e TPG se apresentaram para comprar partes da AIG, mas se retiraram na última hora apontando a insegurança sobre a saúde financeira da companhia, segundo o NYT.
Antes, a AIG havia informado que estava interessada em vender sua empresa de aluguel de aviões, mas a transação pode não ocorrer porque a unidade tem vantagens tributárias especiais que se perderiam com a transferência para outros proprietários.