postado em 15/09/2008 13:18
O presidente George W. Bush declarou nesta segunda-feira (15/09) que sua administração está trabalhando para minimizar o impacto da crise financeira e reafirmou sua confiança na capacidade da economia americana para enfrentar a longo prazo os ajustes em andamento.
"Estamos trabalhando para reduzir os transtornos e minimizar o impacto desses episódios do mercado financeiros sobre a economia", afirmou Bush num contexto de temores de que a agitação na economia americana provoque o colapso financeiro global.
"A curto prazo, os ajustes nos mercados financeiros podem ser dolorosos para os assalariados e as empresas envolvidas. Mas, a longo prazo, confio na flexibilidade e resistência dos mercados financeiros e em sua faculdade para enfrentar esses ajustes", assinalou.
O banco de investimentos americano Lehman Brothers recorreu nesta segunda-feira ao capítulo 11 da lei de falências americana e pediu concordata, o que lhe permite tentar uma reorganização interna, mas intensifica a crise sofrida pela economia dos Estados Unidos.