postado em 15/09/2008 17:55
A flexibilizacão da atividade de exploração e producão de petróleo e gás natural no país e a vinda das empresas estrangeiras para o Brasil levaram o setor a um crescimento de cerca de 300% em apenas dez anos.
A afirmação foi feita nesta segunda-feira (15/09), pelo presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos Franca de Lucas, ao abrir a Rio Oil & Gas, feira de serviços e tecnologias do setor de petróleo e gás.
"O Brasil, que ocupava uma posicão ainda marginal na indústria do petróleo por ocasião da primeira edição da Rio Oil & Gas, hoje ocupa um lugar de destaque na atividade e caminha para se tornar um dos maiores produtores de petróleo do mundo;, afirmou.
;Nos últimos dez anos, a indústria cresceu mais de 300% e a participação do setor saltou, no período, para mais de 10% do PIB [Produto Interno Bruto]. Mais de 70 empresas exploram e produzem petróleo no país, há toda uma rede nacional de produção de equipamento. E a Petrobras, líder no processo, se transformou em uma das maiores empresas petrolíferas do mundo;, observou Lucas.
O evento vai até a próxima quinta-feira (18).