postado em 18/09/2008 08:43
As Bolsas asiáticas tiveram mais um dia de quedas nesta quinta-feira (18/09), seguindo as perdas vistas ontem em Wall Street e os temores de mais problemas entre as empresas financeiras - como os enfrentados nesta semana pelos bancos de investimento Lehman Brothers e Merrill Lynch e pela seguradora AIG.
O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, fechou em baixa de 2,5%, com 17.185,64 pontos (depois de cair mais de 7% durante o pregão); a Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,2%, com 11.489,30 pontos no índice Nikkei 225 (menor resultado em três anos). A Bolsa de Seul (Coréia do Sul) perdeu 2,3%; a Bolsa de Mumbai (Índia) caiu cerca de 4%; e a Bolsa de Xangai (China) caiu 2,2%. A Bolsa de Sydney (Austrália) teve baixa de 2,4%.
O Lehman, nesta segunda-feira (15/09), pediu proteção sob o capítulo 11 da legislação americana que regulamenta falências e concordatas, diante da impossibilidade de levantar capital junto a outros bancos privados - e da recusa do governo americano em conceder recursos ao banco.
Já a seguradora AIG conseguiu US$ 85 bilhões do Federal Reserve (Fed, o BC americano), em troca de 80% de suas ações - o que colocou a empresa sob controle do governo.
Os temores em relação ao setor financeiro mundial, devido à crise de crédito que começou como um problema das hipotecas "subprime" (de maior risco) nos EUA já tem mais de um ano. O Goldman Sachs e o Morgan Stanley - outros dois grandes bancos de investimento dos EUA - registraram lucros trimestrais menores e também são acompanhados de perto pelos investidores.
"Há um colapso completo de confiança", disse o gerente da Fulbright Securities em Hong Kong, Francis Lun, segundo a agência de notícias Associated Press (AP). "A crise financeira nos EUA está atingindo todo mundo, todos estão buscando proteção. Se até a maior empresa de seguros [a AIG] está em risco, ninguém está a salvo." Ontem, a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) registrou perdas de 4,06% no índice Dow Jones Industrial Average (DJIA), enquanto o S 500 caiu 4,71%. A Bolsa Nasdaq recuou 4,94%.
No Japão, as ações do banco Mizuho Financial caíram 7,2%; as do Mitsubishi UFJ Financial caíram 4,6%; e as do Sumitomo Mitsui Financial caíram 7,4%. Em Hong Kong, as ações do ICBC (Industrial & Commercial Bank of China) caíram 6,7%.
Na Bolsa de Sydney, as ações do Macquarie Group - principal banco de investimentos do país - caíram 23%; o segundo maior banco de investimento, o Babcock & Brown, perdeu mais de 17% em seus papéis.