postado em 19/09/2008 09:08
O conglomerado financeiro HSBC Holdings não está interessado na compra do banco americano Morgan Stanley, disse uma fonte próxima ao banco britânico. "O HSBC já deixou claro que comprar um banco de investimentos não está na sua agenda e sente que o Morgan Stanley não vale o esforço", declarou a fonte.
O HSBC foi um dos nomes apontados como tendo interesse no Morgan Stanley, que entrou em negociações de fusão depois de perder mais de 40% de seu valor na semana passada. O Morgan conversa com o Wachovia, 12º maior banco do mundo em valor de mercado, e com o braço de investimentos do governo chinês, informou ontem o jornal americano Wall Street Journal. As opções incluem desde uma fusão completa à venda de uma grande participação minoritária.
Nesta sexta-feira (19/09), o HSBC anunciou o cancelamento de um acordo para comprar uma participação majoritária no Korea Exchange Bank (KEB), controlado pelo Lone Star Funds, fundo americano de private equity (que compra participação em outras empresas). O fracasso da transação marca a quinta tentativa mal sucedida do HSBC de comprar um banco na Coréia do Sul desde a crise financeira asiática, em 1997.
Segundo analistas, o HSBC agora deve buscar o crescimento orgânico - ou seja, sem considerar aquisições - no mercado sul-coreano, onde tem 11 agências. Alguns analistas haviam especulado que o HSBC havia abandonado a negociação na Coréia do Sul para se concentrar na compra de um banco nos EUA.