postado em 19/09/2008 10:06
O presidente do conselho de administração da BM, Gilberto Mifano, afirmou nesta sexta-feira (19/09) que a empresa deve divulgar novidades em relação as mudanças das regras do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a partir de novembro. Ele ressaltou que as companhias que fazem parte desse nível de governança corporativa serão ouvidas durante o processo de discussão. "Não vamos fazer nenhuma mudança sem que o investidor seja ouvido. É preciso a aprovação de dois terços dos signatários", observou Mifano, que participou hoje de seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) sobre mercado de ações.
O Novo Mercado engloba ações emitidas por companhias que se comprometem, voluntariamente, a adotar práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação. A valorização e a liquidez das ações são influenciadas positivamente pelo grau de segurança oferecido pelos direitos concedidos aos acionistas e pela qualidade das informações prestadas pelas companhias.
Mifano admitiu que uma das razão para essa mudança foi a polêmica causada pelos recentes negócios envolvendo empresas de construção, como Tenda e Gafisa. Ele lembrou que a legislação atual não trata diretamente dos casos que não são caracterizados como venda de controle. O executivo acrescentou que os minoritários também serão ouvidos, mas que a decisão caberá às empresas