postado em 21/09/2008 08:48
O gigantesco evento internacional Rio Oil & Gas, realizado esta semana, foi uma oportunidade de ouro para donos de pequenos negócios em condições de atender as necessidades das empresas de extração, produção e refino. O seminário colocou frente a frente esses empreendedores e executivos de empresas como Petrobras, El Paso, Devon e Shell, que puderam conhecer produtos e fazer encomendas nas rodadas de negócio organizadas pelo Sebrae e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP).
E foram muitos os sorrisos ao final dos encontros. Essa foi a situação dos irmãos e sócios Simone Kac Cartum e Márcio Kac, proprietários da mineira Simper, fabricante de parafusos de alta precisão. Mesmo reconhecidos no mercado há três décadas, tiveram que suar o macacão para atuar na exigente cadeia de petróleo e gás.
Com uma produção de 25 toneladas/mês, a empresa vem aumentando o volume de negócios em cerca de 20% ao ano, fornecendo para a Petrobras desde 2003. Novas encomendas estão em curso. ;Todos os componentes são importantes e um parafuso pode ser submetido a uma pressão muito grande, se não agüentar, pode comprometer equipamentos de milhões de dólares. Nossa responsabilidade é muito grande;, comenta Simone Cartum.