postado em 21/09/2008 12:39
O secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, anunciou neste domingo (21/09) que instará seus colegas de outros países a elaborar planos para comprar os ativos podres das instituições financeiras em problemas "quando for oportuno".
"Vou pedir a nossos colegas de todo o mundo que concebam programas similares para seus bancos e entidades (financeiras) quando for oportuno", disse Paulson à rede de TV Fox. "Lembrem que vivemos em um sistema mundial", enfatizou.
O governo norte-americano submeteu neste final de semana à análise do Congresso um plano de resgate que inclui o desbloqueio de até 700 bilhões de dólares para comprar ativos "não líquidos" dos bancos e reabilitar o sistema financeiro que atravessa uma grave crise.
Paulson afirmou também que não tinha a intenção de beneficiar os fundos de investimentos de risco (hedge funds) com o plano. "A intenção no momento seria não comprar (dívidas duvidosas) de fundos de investimentos de risco", declarou Paulson à rede Fox.
"Mas evidentemente gostaríamos de comprar (ativos) de instituições financeiras que empreguem pessoas e que representem uma parte importante de nossa economia", acrescentou. Paulson não descartou a retomada de ativos em poder de uma filial norte-americana de uma firma financeira estrangeira.