postado em 22/09/2008 15:14
O Banco Central quer que todas as instituições financeiras no Brasil criem áreas de análise de risco para a concessão de crédito. A proposta está em edital de audiência pública, lançado na sexta-feira (19/09) à noite pelo BC. Os interessados poderão analisar o documento e fazer sugestões durante 60 dias.
A proposta foi divulgada depois do agravamento da crise financeira internacional, com a quebra do banco Lehman Brothers, anunciada no último dia 15. A crise teve início no ano passado, porque bancos e financeiras americanas emprestaram dinheiro a pessoas com alto risco de inadimplência.
Entretanto, segundo a assessoria de imprensa do Banco Central, a proposta de criação das estruturas de gerenciamento de risco nas instituições financeiras já estava prevista desde o ano passado e não foi criada por conta da crise externa.
De acordo com o edital do BC, "o risco de crédito ainda é, para a grande maioria das instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o principal risco a que estão sujeitas".
"Ademais, ressalte-se que a recente turbulência econômica externa demonstra que práticas inadequadas na gestão da carteira de crédito tiveram papel decisivo para o aprofundamento das perdas por eventos de crédito em algumas das maiores e mais complexas instituições financeiras do mundo", acrescenta o texto.
As sugestões podem ser encaminhadas ao Banco Central até o dia 18 de novembro deste ano. Pela proposta do BC, até 30 de junho de 2009 deverá ser indicado pela instituição financeira um diretor responsável e definida a estrutura organizacional para implementação do gerenciamento do risco de crédito.
A política institucional, os processos, os procedimentos e os sistemas necessários à efetiva implementação da estrutura devem ser definidos até o dia 31 de dezembro de 2009. O prazo para que a estrutura do gerenciamento de risco de crédito esteja efetivamente implementada é 30 de junho de 2010.