postado em 23/09/2008 19:38
Uma força tarefa realizada nesta terça-feira (23/09) por diferentes órgãos do Distrito Federal interditou dois estabelecimentos, em Taguatinga e Ceilândia, por comércio irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Na operação também foram autuados três locais por falta de documentação; duas pessoas acabaram presas por agentes Delegacia da Ordem Tributária (DOT) da Polícia Civil; 82 botijões foram apreendidos e um termo circunstanciado foi emitido.
De acordo com o tenente-coronel da Defesa Civil Ronaldo Wanderlan, que coordenou a Operação Pirangueiras, a prioridade da fiscalização foi vistoriar os estabelecimentos nas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Cruzeiro, Santa Maria e Samambaia. No entanto, o órgão deve estender a ação para demais regiões do DF. ;Nessa primeira fase, escolhemos esses pontos devido levantamento que apontou essas localidades como os principais pontos de venda irregular. Mas vamos agir também nos outros pontos da cidade;, prometeu.
A ação, que durou cerca de dez horas, contou com a participação de 120 agentes, divididos entre servidores da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do DF, Inmetro, Detran, Secretaria de Fazenda e Agência Nacional de Petróleo. O coordenador da operação explicou que objetivo de agir em conjunto é coibir qualquer prática ilegal de comercialização do gás, sempre com o foco de proteger a população.
Segundo Wanderlan, uma recomendação básica para evitar correr riscos ao adquirir um botijão de gás é procurar empresas credenciadas no momento da compra. ;É melhor que a pessoa vá até o local. Assim é possível verificar as condições de armazenamento e do produto. Caso contrário, ele não saberá qual procedência e poderá levar para casa um botijão de origem clandestino;, alertou.
Confira as orientações da Defesa Civil na hora de comprar um botijão:
- Verificar o estado do botijão ao recebê-lo;
- Não aceitar botijão enferrujado, amassado, alça solta ou a base danificada;
- Checar a existência da identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão;
- Observar se há vazamento na válvula;
- Verificar a existência do rótulo de instruções e o lacre sobre a válvula com a marca da companhia de gás;
- Jamais comprar botijões de gás distribuídos por caminhões de venda clandestina, procure empresas credenciadas;
- Abastecer sempre com empresas credenciadas;
- Em caso de dúvidas em relação ao peso ou qualidade do produto, solicite a troca;
- Sempre exigir nota fiscal;