postado em 25/09/2008 09:12
A Fiat tem carros para concorrer em quase todos os segmentos ; tanto que a empresa é líder do mercado automobilístico brasileiro. Mas faltava, por exemplo, uma opção no disputado mercado dos sedãs ; do qual estava afastada desde o fim da fabricação do Tempra e do Marea e que deve vender 220 mil unidades este ano, contra 181 mil em 2007. Agora, com o lançamento do Linea, a montadora italiana com sede em Betim (MG) praticamente fecha seu portfólio (faltam, porém, um crossover e um utilitário-esportivo).
O Linea, e a Fiat sabe disso, tem um problemão pela frente: a consolidação no conceito dos consumidores de carros como o Honda Civic, do Toyota Corolla, do Chevrolet Vectra e no renovado Ford Focus (embora esses sejam mais caros). Mas há boas armas a apresentar. Externamente, o Linea ; que é um projeto mundial, montado para competir em países de todos os continentes ; é bonito e mantém o padrão clássico da montadora, com linhas (sem trocadilhos) sóbrias e, ao mesmo tempo, elegantes.
Em princípio, segue o padrão visual bem dinâmico do Punto, com algumas diferenças significativas ; como os frisos cromados (de bom gosto) que foram colocados em toda a extensão das portas e na traseira, dando literalmente uma volta completa no carro. A grade frontal também tem moldura cromada, assim como detalhes das maçanetas das portas. Os pára-lamas são mais, digamos, grossos, numa tentativa acertada de dar mais robustez ao visual.
Mas o que chama a atenção mesmo do Linea são os recursos tecnológicos. A começar pelo sistema de navegação por satélite, que possibilita ao motorista se orientar por voz. Ao contrário do navegadores tradicionais, é necessário se valer mesmo do ;vire à direita;: as informações aparecem no display do quadro de instrumentos e indicam a direção a ser seguida, mas as letras são bem pequeninas.
O conteúdo é cedido em um pen drive que acompanha o kit de bordo e abrangem mais de 100 cidades em todo o Brasil ; mas a Fiat promete atualizações até mensais, se for o caso. Além disso, o equipamento põe à disposição do condutor quase 4 mil endereços de bares, restaurantes, hotéis, motéis e por aí vai. Não é de série em nenhuma das versões.
Como já era esperado, o sedã também veio com o Blue (também presente no Punto), que é um sistema que executa ações por meio de comando de voz, além de tocar músicas em formato MP3, seja por meio de CD ou pela porta USB, instalada no porta-luvas. E mais: o Blue permite que você acione o celular apenas falando, seja ;chamando; um nome da agenda telefônica ou ditando um dígito por vez. Além disso, é possível fazer todo o controle do som apenas com ordens verbais. Pena que só esteja disponível para as versões Absolute e T-Jet, as mais tops.
Preços
1.9 16V, com câmbio manual R$ 60.900
1.9 16V, com automatizado (Dualogic) R$ 63.900
1.9 16V Absolute R$ 68.640
T-Jet, com motor 1.4 16V turbo R$ 78.900
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