postado em 26/09/2008 09:56
O nervosismo do mercado com a falta de acordo para aprovar o pacote anticrise dos EUA já se reflete nos primeiros negócios do câmbio. O dólar comercial é negociado a R$ 1,858 na venda, em alta de 1,97% sobre a cotação de quinta-feira (25/09).
As Bolsas asiáticas já adiantaram a reação do mercado às más noticias. A Bolsa de Tóquio teve recuo de 0,94%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng cedeu 1,13%.
Ontem, um grupo de congressistas democratas e republicanos havia sinalizado com um acordo para aprovação rápida no Congresso do pacote de US$ 700 bilhões proposto pela Casa Branca para fazer frente à crise financeira. Algumas horas mais tarde, após o encerramento dos mercados, o líder da maioria do Senado, o democrata Harry Reid, admitiu o impasse. "Sinceramente, não aconteceu nada nas últimas horas que possa nos ajudar no processo", afirmou Reid, após horas de reunião entre democratas e republicanos.
Anteontem, o presidente George W. Bush fez um discurso em cadeia nacional de TV em que falou sobre o risco de uma recessão e em que pediu urgência para o Congresso. E ontem, convocou os dois candidatos à sucessão presidencial, Barack Obama (democrata) e John McCain (republicano) à Casa Branca para articular um consenso que permitisse a tramitação rápida do plano anticrise, antes do recesso parlamentar.
McCain, Obama e as lideranças dos dois partidos no Senado e na Câmara dos Representantes (Deputados) participaram da reunião que, em princípio, apontava para um consenso entre republicanos e democratas, o que foi desmentido no início da noite de ontem. "Nunca houve um acordo, mas eu acredito que a reunião foi importante para mover o processo adiante", afirmou o candidato republicano.