postado em 26/09/2008 12:11
Pesquisa do instituto Gallup aponta que 78% dos americanos são a favor de o governo federal intervir para salvar os mercados financeiros, mas também querem modificações na proposta da administração do presidente George W. Bush.
A pesquisa, realizada com 1.019 adultos pelo instituto Gallup para o jornal "USA Today", mostrou que a maioria dos entrevistados é a favor de que o Congresso aprove uma intervenção, cujo custo foi calculado, por enquanto, em até US$ 700 bilhões.
"Mas a maioria também quer que os legisladores modifiquem significativamente o plano de Bush", ressaltou o jornal.
Só 11% dos entrevistados responderam que o Congresso não deveria atuar nesta instância para amenizar a atual crise no crédito e 56% afirmaram que o Congresso deveria aprovar um plano diferente ao da administração Bush, que, basicamente, atende primeiro aos problemas apresentados pelas instituições financeiras.
Ainda entre os entrevistados, 25% querem que o Congresso aprove um plano similar ao de Bush, que conceda ao secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, poderes extraordinários para a aquisição dos ativos podres das entidades especuladoras.
O Gallup fez esta pesquisa na quarta-feira à noite quando o presidente George W. Bush, em discurso divulgado por rádio e televisão para todo o país, advertiu de que se o governo não intervir na economia, o país pode cair em uma profunda recessão.