postado em 27/09/2008 09:01
Brasil e Paraguai iniciarão na próxima segunda-feira (29/09) negociações formais sobre o preço da energia na represa hidrelétrica binacional de Itaipu, informou nesta sexta-feira (26/09) o negociador paraguaio Ricardo Canese.
"Vamos começar as negociações e analisar a fundo a livre disponibilidade da energia, o preço justo e a dívida (paraguaia)", declarou Canese em entrevista coletiva.
As negociações serão realizadas nas instalações da própria represa, situada sobre o rio Paraná, 350km de Assunção, revelou o funcionário.
Pelo tratado de Itaipu, firmado em 1973, o Paraguai vende a maior parte da energia que lhe cabe ao Brasil, mas o presidente paraguaio, Fernando Lugo, insiste em renegociar o acordo para obter um "preço de mercado" pela eletricidade produzida na usina binacional.
Na véspera, o diretor paraguaio de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, informou que Brasil e Paraguai firmaram um convênio para implementar a gestão compartilhada da hidrelétrica.
O acordo firmado permitirá uma co-gestão da hidrelétrica, explicou Balmelli, ao assinalar que vários departamentos da Usina hoje têm exclusivamente funcionários brasileiros.
"Com a aprovação do acordo, o Paraguai alcançará o mesmo nível que os brasileiros".