postado em 30/09/2008 09:17
As principais bolsas européias saíram das mínimas e operam em alta, na expectativa de que os bancos centrais pelo mundo irão cortar o juro básico para promover uma rápida recuperação da economia global e para melhor o sentimento dos investidores.
"Os investidores não deveriam descartar a possibilidade de redução das taxas de juro. O próximo encontro do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) não deve acontecer antes de 29 de outubro, portanto, os mercados estão corretos em especular a possibilidade de um corte emergencial entre reuniões", disse o diretor de pesquisa do Charles Stockbrokers em Londres, Jeremy Batstone-Carr. O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se na quinta-feira (2/10).
A taxa básica de juros na zona do euro (15 países europeus que compartilham a moeda) está em 4,25% ao ano. Já o Fed mantém o juro básico nos EUA em 2% ao ano desde junho.
Às 9 horas (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,50% e Paris avançava 0,22%, enquanto Frankfurt caía 0,65%.
Nos Estados Unidos, os índices futuros das Bolsas e Nova York, por sua vez, são impulsionados por um sentimento de otimismo, de que o pacote de resgate será aprovado. No mesmo horário citado acima, o futuro do Nasdaq-100 subia 1,55% e o futuro do S 500 operava em alta de 2,26%.