postado em 02/10/2008 19:10
A Eletrobrás, através de suas coligadas Eletronorte, Eletrosul, Furnas e Chesf, estará presente na disputa por todos os sete lotes e subestações que serão licitadas nesta sexta-feira (3/10), na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).A Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) estará disputando os lotes A e B. O primeiro envolve a linha de transmissão de 95 quilômetros de extensão, ligando Ribeiro Gonçalves-Balsas, na divisa dos estados do Maranhão e do Piauí e as subestações de Ribeiro Gonçalves e Balsas.
Com possibilidade de geração de 650 empregos diretos, as linhas e subestações reforçarão o suprimento de energia elétrica das regiões sul do Maranhão, nordeste do Tocantins e o Piauí. Já o lote B envolve a subestação de Miranda, com possibilidade de geração de 800 empregos diretos, e contribuirá para a transmissão de energia s regiões Norte e Nordeste do estado do Maranhão, adiando a necessidade de construção de novas linhas.
Furnas Centrais Elétricas disputará o lote C, que envolve a linha de transmissão Bom Despacho 3 Ouro Preto 2, em Minas Gerais. Com possibilidade de geração de 600 empregos diretos, o empreendimento reforçará o fornecimento de energia elétrica da região da Mantiqueira, de Minas Gerais.
A Eletrosul Centrais Elétricas estará presente nas disputas pelos lotes D e F. O primeiro envolve 4 linhas de transmissão totalizando 81 quilômetros de extensão, no Rio Grande do Sul. Com geração de 650 empregos diretos, as quatros linhas interligarão a capital (Porto Alegre) a outros três municípios da região: Monte Claro, Garibaldi e Nova Santa Rita. Isso possibilitará a melhoria do atendimento s regiões metropolitanas de Caxias do Sul e de Porto Alegre, reduzindo o risco de cortes de carga no sistema elétrica regional.
Já o lote F envolve a construção da subestação de Missões, empreendimento que vai gerar 250 empregos diretos e propiciará o escoamento de energia elétrica da Usina Hidrelétrica Passo São João.