postado em 07/10/2008 18:28
As lojas do varejo devem ficar de portas abertas no Distrito Federal neste domingo, 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida e data em que é comemorado o Dia das Crianças. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7/10) pelo Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista).
De acordo com a entidade, que representa cerca de 16 mil estabelecimentos comerciais, nos shopping centers o período de funcionamento das lojas será o mesmo comum nos finais de semana em que não há feriado - das 14h às 20h. Já as lojas de rua podem fazer seu horário - abrir pela manhã ou à tarde - e a expectativa do Sindivarejista é que permaneçam em funcionamento por uma média de sete horas. Com isso, os comerciantes esperam atrair compradores de última hora do presente dos pequenos. Para este ano, a expectativa dos varejistas é de alta entre 5% e 6% nas vendas com relação à mesma data do ano passado.
Segundo Antônio Augusto de Morais, presidente do Sindivarejista, a alta esperada nas vendas está no mesmo patamar daquela registrada entre 2006 e 2007. Morais diz que não é esperada retração no movimento gerado pela data, apesar da crise internacional de crédito e de confiança e do atual cenário de incertezas sobre a economia.
;O setor varejista costuma ser o último a ser afetado, está na ponta de todo o processo. Nossos preços, o crédito concedido, nossos prazos de financiamento seguem os mesmos. Além disso, mesmo um pouco receosas, as pessoas nunca deixam de presentear filhos, netos, sobrinhos nessa data do Dia das Crianças;, avalia.
Fecomércio
Na última semana, a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) divulgou pesquisa com as expectativas de 76 lojas dos segmentos de vestuário, calçados, hipermercados, lojas de brinquedo, de celular e de departamento para o Dia das Crianças. O resultado apontou que os empresários esperam crescimento médio de 14,17% nas vendas, e que as lojas de brinquedo, mais procuradas na data, declararam contar com expansão de 30,56% nas vendas com relação a 2007.
De acordo com Antônio Augusto de Morais, a pesquisa da Fecomércio envolveu um espectro mais amplo de estabelecimentos comerciais do que aqueles representados pelo Sindivarejista ; hipermercados e lojas de departamento, por exemplo ; e isto pode explicar a expectativa de alta nas vendas de 14%, superior à do Sindicato do Comércio Varejista do DF. Quanto à previsão de alta de mais de 30% nas vendas de brinquedos, Morais diz não acreditar que esse patamar de crescimento seja possível no cenário atual. ;O crescimento nas vendas deve ser moderado;, afirmou.
Nacionalmente
No país, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou esperar aumento de 11% nas vendas e de 7% na movimentação de pessoas em centros de compras de todo o país com o 12 de outubro se aproximando.
Já a Pesquisa Serasa de Perspecitva Empresarial, divulgada nesta segunda-feira (6/10), apontou que o otimisto dos lojistas para o Dia das Crianças de 2008 é o maior registrado desde 2005. O levantamento aponta que 52% das empresas de varejo em todo o país esperam aumento tanto no faturamento quanto nas vendas físicas.Na análise regional, os empresários do Centro-Oeste (60%), do Norte (59%) e do Nordeste (58%) lideram entre os que esperam melhores resultados.