postado em 08/10/2008 11:42
O Banco Central decidiu intervir pesado no mercado de câmbio para segurar as cotações do dólar. Neste momento, o BC realiza o terceiro leilão seguido de venda de dólares no mercado. Mas desta vez o BC está efetivamente queimando reservas cambiais do país. Nestes leilões, os dólares ficam no mercado. Já nas vendas realizadas até terça-feira (07/10), os bancos se comprometiam a devolver os dólares ao BC.
O Banco Central não fazia esse tipo de intervenção desde 13 de março de 2003, quando o dólar estava superior a R$ 3 e o mercado tinha grande desconfiança na capacidade do governo Lula administrar o país. As intervenções do Banco Central são uma alternativa a redução da taxa de juros. A disparada do dólar impacta pesadamente na inflação. Portanto, interessa ao BC reduzir os efeitos do dólar sobre os índices de preço.
Durante toda a manhã desta quarta-feira (08/10) o mercado financeiro cogitou a possibilidade de o Comitê de Política Monetária (Copom) fazer uma reunião extraordinária para cortar a taxa básica de juros (Selic) como forma de acompanhar o movimento coordenado dos principais bancos centrais do mundo que cortaram juros nesta manhã.