postado em 28/10/2008 16:01
O governo federal dos Estados Unidos terá uma necessidade "sem precedentes" de financiamento para o ano fiscal iniciado em outubro, devido a inúmeras medidas adotadas para sustentar a economia do país, afirmou nesta terça-feira (28/10) um funcionário de alto escalão do Tesouro.
Por mais que as medidas tenham sido levadas em conta no déficit orçamentário de US$ 482 bilhões previsto pelas autoridades para 2008-2009, a soma deve ser "afetada" pela "degradação potencial das condições econômicas", acrescentou Anthony Ryan, secretário adjunto do Tesouro encarregado interinamente dos assuntos financeiros internos.
Ryan expressou essa opinião em discurso em Nova York ante a Associação de Mercados Financeiros e Corretores (SIFMA), com texto divulgado para a imprensa. Ryan falou em nome do secretário do Tesouro, Henry Paulson.
Ryan anunciou também que o Tesouro começará a entregar ainda hoje os US$ 125 bilhões destinados a recapitalizar os nove maiores bancos americanos. "Demos a ordem de repassar os fundos a estas instituições a partir de hoje", declarou.