postado em 29/10/2008 13:50
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (29/10) que espera que o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) reduza a taxa de juros. Segundo o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fernando Pimentel (PT), Lula fez um desabafo durante reunião realizada na manhã de hoje, no Palácio do Planalto.
"Vamos ver se o Copom vai agir como o Zé Alencar [vice-presidente da República] quer", afirmou Lula, em reunião, numa referência aos comentários de Alencar em defesa da redução da taxa de juros.
A Selic, taxa básica de juros, está atualmente em 13,75% ao ano. A taxa está em alta desde abril, mas, com o agravamento da crise financeira nas últimas semanas, aumentaram as dúvidas sobre a decisão a ser tomada pelo BC.
Em cada uma das duas últimas reuniões do Copom, a taxa Selic foi elevada em 0,75 ponto percentual. No último encontro, porém, a decisão não foi unânime: três dos oito membros da diretoria do BC votaram por um aumento de 0,5 ponto, mas prevaleceu a vontade da maioria.
Diante da escassez do crédito e da desaceleração da economia mundial, algunas analistas defendem o Copom deveria optar pela manutenção dos juros. Por outro lado, a recente alta do dólar pode pressionar a inflação, pois encarece os importados.