postado em 29/10/2008 14:00
As vendas mundiais da General Motors caíram 11,4% no terceiro trimestre de 2008, seguindo a queda dos mercados nos Estados Unidos e na Europa, informou nesta quarta-feira (29/10) o maior fabricante de automóveis americano. No total, a GM disse que as vendas globais no período foram de 2.114.760 veículos, contra 2.387.611 unidades vendidas no terceiro trimestre de 2007.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, as vendas da GM são de 6.655.751 unidades, 5,8% a menos do que no mesmo período de 2007.
A empresa disse que a queda das vendas "reflete as contínuas pressões econômicas no mercado americano, que empurrou para baixo as vendas na América do Norte 18,9%, e as crescentes pressões na Europa, onde as vendas caíram 12,3%". A queda nos Estados Unidos faz com que 61% do total das vendas da GM se realizem agora fora do país contra 56% de há um ano.
O vice-presidente de Vendas Globais da GM, Jonathan Browning, disse através de um comunicado que "as recentes dificuldades nos mercados financeiros globais, incluída a redução de crédito e a queda nos preços das matérias-primas, impactaram de forma negativa a demanda".
Browning acrescentou que, "no entanto, o rendimento de nossas vendas demonstra que seguimos aproveitando as oportunidades nos novos mercados emergentes e estamos respondendo às necessidades dos consumidores com produtos de consumo reduzido´.
Os números divulgados pela GM mostram que a marca Chevrolet se mantém como a principal da companhia. Na região da Ásia e Pacífico, as vendas da GM aumentaram 5,3% durante o período. As vendas da marca Chevrolet na China subiram 4,3% e na Índia 4,9%.
Na região da América Latina, África e Oriente Médio, as vendas aumentaram 3,4% e a Chevrolet foi responsável por 90% das vendas na região. Na Europa, a Chevrolet cresceu 2,7% com sólidos resultados no leste europeu. Na Rússia, por exemplo, as vendas da Chevrolet nos nove primeiros meses de 2008 aumentaram 6,2%.
No entanto, na América do Norte, as vendas de Chevrolet caíram 16,6% no último trimestre. Das outras marcas do grupo na América do Norte, GMC caiu 20%, Pontiac 23 %, Saturn 9,3%, Cadillac 27,6%, Buick 20,3%, Hummer 58,4% e Saab 36,3%.