postado em 31/10/2008 09:01
O Comitê de Política Monetária do Banco do Japão (BoJ, banco central japonês) decidiu nesta sexta-feira (31/10) afrouxar sua política monetária, preocupado com os efeitos da desaceleração econômica global e do aprofundamento da crise financeira sobre o país. O Comitê reduziu a principal taxa de juros da economia japonesa, a "overnight call loan rate", de 0,5% para 0,3%, marcando a primeira liberalização da política monetária desde março de 2001, quando o banco central implementou a política de forte expansão monetária.
A discussão pelo corte dos juros terminou empatada dentro do comitê, em 4 a 4. A decisão final coube ao presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa. O banco central japonês também decidiu pagar rendimentos de 0,1% - a partir de novembro e até março de 2009 - sobre o excedente dos depósitos em conta corrente das instituições financeiras.
Em nota, a instituição declarou que decidiu tomar as medidas para manter as "condições financeiras de adaptação", dado que ;a acentuada desaceleração da atividade econômica no Japão provavelmente permanecerá por vários trimestres, afetando negativamente as exportações e com a tendência de aumentos dos preços da energia e das matérias-primas persistindo.;