postado em 31/10/2008 09:51
O mercado negocia o dólar comercial à cotação de R$ 2,107 para venda, o que representa um incremento de 0,09% sobre a taxa desta quinta-feira (30/10). O mercado reagiu positivamente tanto às decisões de política monetária do Federal Reserve (o banco central americano) quanto ao encolhimento do PIB dos EUA no terceiro trimestre. Nesta sexta-feira (31/10), o "bom humor" dos agentes financeiros vai ser novamente testado com a divulgação de indicadores econômicos fundamentais para prospecção da trajetória da economia americana.
O Departamento de Comércio dos EUA publica, às 10h30 (hora de Brasília), os novos dados sobre renda e gastos dos consumidores americanos, bem como o PCE, índice de preços para gastos com consumo pessoal nos Estados Unidos. O PCE é um dos indicadores de inflação mais importantes para fundamentar as decisões do BC americano.
Pouca horas depois, outro indicador importante pode mexer com o humor do mercado: o índice de Confiança do Consumidor, desta vez segundo a pesquisa da Universidade Michigan.
Na quarta-feira, o instituto Conference Board já revelou que a confiança do consumidor americano caiu neste mês ao seu menor nível em 41 anos, segundo sua própria sondagem. O indicador ficou em 38 pontos, contra 61,4 pontos em setembro.
E por volta das 16h, o presidente do Fed, Ben Bernanke, volta a falar sobre a economia americana, discurso que é sempre monitorado por investidores e analistas.
No front doméstico, o Banco Central divulga, às 10h30, os números mais atualizados sobre o superávit primário (diferença entre as receitas líquidas d o governo e as despesas) e política fiscal.