Economia

Sebrae orienta empresários a controlar gastos por causa da crise internacional

;

postado em 31/10/2008 13:43
Orientar os micro e pequenos empresários a controlar gastos, devido aos reflexos da crise financeira internacional no Brasil, é o meio que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) escolheu para ajudar o setor. A afirmação é do economista e diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. "Temos um momento de incerteza, de expectativas em relação ao que pode ocorrer no futuro. Por isso, é muito importante em uma situação como esta mantermos a cabeça fria."

Em entrevista à Rádio Nacional, Carlos Alberto acredita que o país não irá sofrer tantos prejuízos com a crise. No entanto, alerta para um cuidado maior com a gestão financeira das empresas. A dica é o empresário controlar com rigor os gastos (fluxo de caixa). "É muito importante um planejamento mais firme do próprio negócio para não ser pego por surpresas", aconselha.

Ele citou que as próximas vendas de Natal podem ser usadas como um motivo importante para essa atenção e tranqüilidade, estímulos que possibilitam ao pequeno empresário se manter centrado nos negócios e na gestão de sua empresa. Segundo ele, esse é um momento de preparo para as vendas de final de ano e não de retração que pode ser causada pela crise.

O economista destacou também que durante os acompanhamentos das micros e pequenas empresas pelos mais de mil pontos de atendimento do Sebrae, espalhados em todo o país, pôde ser verificado que os empresários têm grande dificuldade em gerir o acesso ao crédito. "A pequena empresa não tem dificuldades por ser pequena. O problema é estar isolada, sozinha sem condições de enfrentar o mercado competitivo", ressalta.

O Sebrae oferece atendimento 24 horas pela .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação