postado em 03/11/2008 08:57
Há 15 dias, a Agência Americana de Oceanos e Atmosfera soou o alarme: a temperatura no Ártico está 5°C acima da média, um recorde que demonstra uma forte diminuição do banco de gelo, provocada pelo aquecimento global. O fenômeno, divulgado em meio a crise econômica americana, preocupa o economista e cientista político alemão Elmar Altvater, de 70 anos. ;Nenhum cientista imaginou aumento da temperatura nesse patamar. E todo mundo só fala da crise financeira;, lamenta. Para ele, futuro do capitalismo está relacionado com combate ao aquecimento global.
Segundo Altvater, ;o fenômeno é tão terrível quanto a questão econômica e ninguém está dando atenção;, completa. Altvater está no Rio até amanhã para uma série de palestras. Não que a crise não seja preocupante. Mas o professor de ciência política da Universidade Livre de Berlim e autor do livro O fim do capitalismo como nós o conhecemos, lançado em 2006, ainda sem edição no Brasil, defende que os governos e a sociedade tenham a mesma atenção com a crise climática.
Altvater prega uma mudança radical na produção econômica e no estilo de vida moderno para reverter o aquecimento global. ;Não há dúvida que precisamos nos adaptar rápido a um novo tipo de vida. O mundo vive dois dramas: a crise financeira e a crise climática. As duas estão interligadas;, defende Altvater, um estudioso das relações entre economia e ecologia.