postado em 03/11/2008 19:05
Os preços do petróleo voltaram a cair nesta segunda-feira (3/11), com perda de cerca de US$ 4 o barril em Nova York, num mercado que se mantém pessimista sobre a evolução da demanda mundial em meio à desaceleração econômica.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro terminou a 63,91 dólares, uma queda de 3,90 dólares em relação a sexta-feira.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com vencimento semelhante perdeu 4,84 dólares, encerrando cotado a 60,48 dólares.
Depois de ter perdido um terço de seu valor só em outubro, fato inédito, os preços continuaram sob pressão, num mercado dominado pelos temores sobre uma limitação da demanda do cru.
"É uma tendência relativamente bem implantada no mercado", explicou Antoine Halff, do Newedge Group.
"Todas os analistas revisaram para baixo suas estimativas (de demanda), e o mercado se mantém centrado nos riscos de contração da economia", acrescentou.
Segundo as previsões da Comissão Européia divulgadas nesta segunda-feira, a zona do euro deve registrar uma recessão ainda em 2008, com uma queda do PIB nos três últimos trimestres. Para 2009, Bruxelas calcula um crescimento quase nulo, de 0,1%.
Nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de petróleo, a atividade industrial caiu em outubro ao nível mais baixo em 26 anos, segundo o índice de diretores de compras ISM.