postado em 04/11/2008 08:42
A companhia suíça de alimentos Nestlé informou a suspensão da venda nos Estados Unidos do cereal Farinha Láctea Nestlé, fabricado no Brasil, depois de verificar a presença residual de um pesticida atualmente não aprovado para uso em trigo no país.
Em nota divulgada pela empresa nesta segunda-feira (3/11) à noite, a Nestlé explica que o pesticida utilizado é aprovado para uso no Brasil e os níveis encontrados na Farinha Láctea são inferiores aos padrões brasileiros, mas não é utilizado em produtos de trigo nos Estados Unidos.
A companhia disse que "não recebeu informação de indisposição ou reclamações de consumidores", mas recomendou aos que adquiriram a Farinha Láctea Nestlé que "não consumam o produto e devolvam às lojas onde foram comprados para total reembolso". O pesticida é permitido nos Estados Unidos em safras de grãos, excluindo o trigo.
Segundo a Nestlé, "a retirada aplica-se a todos os tamanhos, variedades e códigos de produção do produto. Nenhum outro produto da Nestlé é afetado". O comunicado da empresa diz ainda que "a Nestlé dos EUA está assessorando a retirada do produto do mercado americano para garantir a contínua qualidade e segurança dos produtos Nestlé"