postado em 04/11/2008 14:28
A agência de classificação de risco Fitch Ratings projeta uma "severa recessão global" para o ano que vem, devido aos efeitos da contração de crédito, da retração no consumo e pela queda nos investimentos feitos pelas empresas. Em seu relatório "Panorama Econômico Global", a Fitch estima que o Produto Interno Bruto (PIB) das economias mais desenvolvidas - EUA, Reino Unido, zona do euro e Japão - sofrerá um declínio de 0,8% em 2009. Para este ano, o crescimento estimado é de 1,1%. Ainda segundo a agência, trata-se do pior desempenho das economias mais desenvolvidas desde o final da Segunda Guerra Mundial.
As economias emergentes não devem escapar dos efeitos dessa crise. "A combinação de recessão nos países desenvolvidos, preços das commodities em baixa e redução no fluxo internacional de capitais vai resultar em uma aguda desaceleração no crescimento dos mercados emergentes", afirma a Fitch no relatório, embora não preveja uma recessão para esses países.
"Uma recessão provocada por uma contração no fornecimento de crédito é território inexplorado na economia mundial e há poucos paralelos históricos para determinar sua duração ou extensão", avalia a equipe de analistas da Fitch.