postado em 04/11/2008 16:35
O grupo finlandês Nokia, o maior fabricante mundial de telefones celulares, anunciou nesta terça-feira (4/11) um plano de reestruturação que representará a demissão de 615 funcionários antes do fim do ano e o fechamento de seus escritórios em Turku (sudoeste da Finlândia).
A Nokia informou, em comunicado, que a maioria das demissões (cerca de 450) afetará o departamento de Mercados, encarregado da comercialização dos produtos.
Além disso, o gigante finlandês quer reorganizar sua unidade de pesquisa e desenvolvimento, o Nokia Research Center, a fim de reduzir o número de projetos para se concentrar no desenvolvimento dos mais interessantes.
Este plano representará a demissão de cerca de 130 pesquisadores do Nokia Research Center, dos quais quase cem trabalham nas instalações da empresa na Finlândia.
O líder mundial de telefonia celular também anunciou um reajuste de quadro de funcionários na área de operações globais, onde cerca de 35 pessoas perderão seu trabalho.
Além disso, a Nokia fechará seus escritórios na localidade de Turku em janeiro e transferirá sua atividade, principalmente, para a unidade de Salo, no sudoeste da Finlândia, mas seus 220 funcionários poderão continuar trabalhando para o grupo finlandês em Salo ou nas instalações de Helsinque. Das demissões anunciadas, ao menos cem devem ocorrer na Finlândia.