postado em 11/11/2008 08:21
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao republicano George W. Bush que atue para evitar a quebra da indústria automobilística de Detroit. O pedido ocorreu durante o encontro de Obama com o presidente na Casa Branca durante processo da transferência de poder.
Segundo o jornal "The Wall Street Journal", durante o encontro Obama abordou com Bush a precária situação do setor automobilístico americano e pediu para que ele aja com rapidez com o objetivo de evitar a falência de um dos maior pólos de produção automotiva do mundo.
O pedido acontece em um momento no qual o Congresso começou a se movimentar para garantir à indústria automobilística de Detroit acesso aos fundos federais do plano de resgate de US$ 700 bilhões do governo.
O senador Carl Levin, de Michigan, disse que está elaborando uma lei, que espera ser aprovada rapidamente pelo Congresso, prevendo a liberação de fundos do plano de resgate multimilionário para salvar as empresas automobilísticas de Detroit da quebra.
Enquanto Obama estava reunido com Bush no Salão Oval e sua esposa, Michelle, era guiada pelos salões da Casa Branca pela primeira-dama, Laura Bush, o chefe para a transição do presidente eleito, John Podesta, manteve um encontro com o chefe de gabinete do atual presidente, Joshua Bolten.
Os assessores de Obama falaram com líderes do Congresso antes da reunião na Casa Branca para abordar duas questões: como Washington pode ajudar de maneira imediata o setor automobilístico e se as duas câmaras podem aprovar em uma sessão da próxima semana um novo plano de estímulo econômico.