postado em 12/11/2008 09:12
As Bolsas da Ásia registraram a segunda perda na semana puxadas pelo mau resultado das empresas em meio a um cenário de desaceleração global. As quedas dos mercados nos Estados Unidos e na Europa também contribuíram com o recuo no mercado asiático, bastante dependente dos compradores ocidentais.
A Bolsa de Tóquio (Japão), o principal mercado da região Ásia-Pacífico, caiu 1,29%, aos 8.695,51 pontos. "O pior da crise financeira pode ter passado, mas agora nós enfrentamos um problema que é não saber quanto a economia ainda pode perder e quando chegaremos ao fundo", afirmou Koichi Ogawa, da Daiwa SB Investments em Tóquio. "A demanda global está caindo em um ritmo mais forte do que esperávamos.".
Em Hong Kong, a queda foi de 0,73%. A Austrália recuou 0,97%. A Coréia do Sul fechou com perdas de 0,43%. Na China, a Bolsa de Xangai fechou com ganhos de 0,84%.
Petrobras
No mercado brasileiro, um excepcional resultado da Petrobras deixou os investidores apreensivos e ajudou a levantar o preço das ações, que empurraram o Ibovespa - que mede os negócios da Bolsa de Valores São Paulo, Bovespa - para ganhos de 1,32% no fim do dia.
A Petrobras anunciou que obteve lucro líquido de R$ 10,852 bilhões no terceiro trimestre de 2008, alta de 96% sobre o mesmo período do ano passado. Trata-se do novo recorde para um lucro trimestral da estatal.
"Esse resultado é conseqüência, principalmente, do aumento da produção, da elevação dos preços médios de realização dos derivados no mercado interno e das exportações e do ganho cambial decorrente da depreciação do real sobre os ativos líquidos expostos à variação cambial no valor de R$ 3,478 bilhões", informou a empresa.