postado em 12/11/2008 11:03
A Polícia Federal desarticulou na manhã desta quarta-feira (12/11) uma quadrilha que fraudava a Previdência Social em Minas Gerais por meio de benefícios previdenciários e assistenciais irregulares. Segundo a PF, cerca de 400 segurados se beneficiaram do esquema, com um prejuízo de mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.
Na operação, denominada de Fraude, há sete mandados de prisão e 21 de busca e apreensão para serem cumpridos em residências, escritórios e agências da Previdência na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e em um cartório de notas localizado no interior do Estado.
Segundo a PF, as investigações se iniciaram há mais de um ano e apontaram um esquema fraudulento de conseguir benefícios previdenciários e assistenciais, por meio de um escritório localizado na capital mineira.
A quadrilha, ainda conforme a PF, é composta por servidores do INSS, despachantes e falsários, que serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato qualificado, falsidade ideológica e documental.
As penas dos envolvidos, se condenados pela Justiça Federal, podem chegar até 20 anos de reclusão.