postado em 12/11/2008 15:53
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu o Cheta (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo) para a Azul Linhas Aéreas. Esta é a última etapa antes da assinatura do Contrato de Concessão, que torna uma empresa apta a iniciar as operações.
A agência informou que está finalizando a análise sobre a companhia e o contrato será encaminhado para votação pela diretoria da Anac nas próximas semanas.
A Azul informou que realizou todas as inspeções exigidas pela Anac e que, com o Cheta, a companhia pode pleitear as rotas que pretende operar. Em aproximadamente duas semanas, a Azul já espera poder colocar passagens à venda e deve começar a voar em dezembro.
Para o comandante Miguel Dau, vice-presidente operacional da empresa, a certificação se deu no prazo mais curto possível e foi propiciada, além do emprenho da empresa, pela antecipação da chegada das duas primeiras aeronaves da companhial. Dois aviões Embraer 190 estão prontos para operar. Outras aeronaves começarão a ser entregues pela Embraer a partir das próximas semanas.
A Anac reiterou que apenas depois do Contrato de Concessão a empresa pode requisitar as rotas e emitir passagens.
A Azul encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, que já estão no Brasil e vêm sendo utilizadas para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo. A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer ainda neste mês. A expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.