postado em 15/11/2008 16:53
Os líderes do G20 estabeleceram o fim de março de 2009 como data limite para que seus ministros das Finanças realizem recomendações "concretas" e "precisas" sobre o "controle", a "regulação" e a "transparência" dos mercados, indicou neste sábado (15/11) uma fonte próxima às negociações.
Dirigentes dos grandes países industrializados e emergentes, reunidos para a primeira cúpula na capital americana, pedirão a seus ministros das Finanças que "trabalhem em uma série de propostas e recomendações, que devem ser formuladas antes de abril", relatou a fonte à AFP.
Além disso, os ministros deverão atuar em várias frentes, como a limitação dos aspectos da regulação dos mercados que colaboram para a crise, a avaliação e modificação das normas contábeis a nível mundial, a melhora da transparência dos mercados derivados e das práticas de compensação e a avaliação das necessidades de recursos das instituições financeiras internacionais.
Os ministros também devem elaborar, dentro do mesmo prazo, uma lista das instituições financeiras cuja eventual quebra representa um risco para o sistema financeiro mundial.
Os elementos deste "plano de ações" serão oficialmente divulgados na tarde deste sábado em um documento oficial de cinco páginas anexado à declaração final do G20.