postado em 17/11/2008 09:20
O dólar comercial é cotado a R$ 2,265 para venda, um recuo de 0,22% sobre a taxa de sexta-feira (14/11). Os desdobramentos da crise financeira sobre a economia real são, neste momento, a fonte das principais preocupações de investidores e analistas.
Na semana passada, os indicadores econômicos mostraram que a economia européia já entrou em recessão, com dois trimestres consecutivos de contração do Produto Interno Bruto (PIB). Os Estados Unidos também forneceram notícias que desanimaram muitos profissionais do mercado: o desemprego aumentou, as vendas no varejo tiveram queda recorde e empresas apresentaram perdas bilionárias.
Por esse motivo, o monitoramento da agenda econômica ganha cada vez mais importância. E nesta semana, o cronograma de indicadores está repleto de números importantes para definir as expectativas sobre os rumos da economia global.
No exterior, os destaques são o índice de produção industrial (segunda-feira); o índice de inflação PPI (terça), os vários indicadores sobre mercado imobiliário bem como a ata do Fomc, com análises sobre a economia americana (quarta); os pedidos de auxílio-desemprego e a pesquisa do instituto privado Conference Board (quinta). Também se destaca a reunião do BoJ (o banco central japonês), em que o mercado financeiro espera um novo corte dos juros básicos.
Internamente, a pesquisa Focus e a balança comercial são os destaques da segunda-feira; o IPC-Fipe e a pesquisa sobre atividade comercial, na terça-feira.
A temporada de balanços corporativos prossegue, com a revelação dos números trimestrais das empresas da Easyjet (terça-feira), Mitsubishi Financial (terça) e AirFrance-KLM (quinta), entre outras.