postado em 17/11/2008 09:58
A fabricante americana de veículos General Motors (GM) venderá por US$ 180 milhões sua participação de 3,2% no capital da japonesa Suzuki, que comprará todas as ações. A operação acontecerá na terça-feira (18/11) no mercado de valores.
"Entendo a necessidade da GM de vender as ações para obter fundos", disse em um comunicado o presidente da Suzuki Motor, Osamu Suzuki. "Esta venda não questiona a associação entre os dois grupos." A associação, em vigor desde 1981, inclui vários acordos de cooperação em termos de tecnologia e distribuição. As duas empresas possuem em conjunto uma fábrica no Canadá.
A GM, que chegou a possuir 20% das ações da Suzuki, já havia vendido grande parte de sua participação em março de 2006. A nova operação determina sua saída total do capital do grupo japonês.
A General Motors admitiu estar ameaçada por uma crise imimnente de liquidez, que a levou a abandonar o projeto de compra da Chrysler e a pedir ajuda ao governo dos Estados Unidos. Sem a ajuda, a maior montadora americana ficaria sem dinheiro suficiente para garantir seu funcionamento no início de 2009.