postado em 17/11/2008 16:10
A Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora) informou nesta segunda-feira (17/11) que a crise financeira internacional não vai afetar o desempenho da empresa em 2008. Ao divulgar o lucro recorde no terceiro semestre do ano (R$ 1,028 bilhão), o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, informou que a receita da empresa em 2008 deve ser recorde, embora um grande cliente tenha anunciado cortes.
;Nós temos anúncios de redução de vendas, particularmente em relação à mineradora Vale, que anunciou um corte de 10%. Mas esse corte representa 0,5% das vendas da BR;, disse Dutra. Segundo ele, a Vale é a maior cliente da empresa e compra cerca de 170 milhões de litros de combustível por mês.
Para o ano de 2009, Dutra já prevê arrefecimento. ;Esse ano, os números mostram que haverá um recorde tanto da BR quanto do mercado de distribuição de derivados. Mas em 2009, é provável que tenhamos um crescimento menor", disse. "Não acredito em redução, mas vamos crescer menos;.
De acordo com o executivo, os segmentos mais afetados com o desaquecimento da economia mundial serão o óleo diesel, usado no abastecimento de veículos, e o óleo combustível, utilizado por indústrias.
;Não há ainda sinais de impacto da crise no nosso mercado. Agora, uma parte do nosso mercado está vinculada ao crescimento da economia brasileira. À medida em que o Brasil cresce menos, fatalmente isso virá a acontecer com o nosso mercado;.
Entre janeiro e setembro deste ano, a BR vendeu 28,051 bilhões de litros. A marca é 13,7% maior que a do mesmo período do ano passado. Com isso, a companhia estima ultrapassar em 2008 o total de vendas do ano de 2007, que foi de 33,9 bilhões de litros.