postado em 17/11/2008 21:29
Brasil e Argentina acertaram nesta segunda-feira promover a elevação da Tarifa Externa Comum do Mercosul, aplicada sobre as importações de vários produtos procedentes de países de fora do bloco. A decisão foi adotada durante uma reunião, em Buenos Aires, da Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral.
Os produtos em questão são vinhos, pêssegos, laticínios, têxteis, massas e móveis de madeira, destacou a secretaria da Indústria argentina. A proposta será concretizada na reunião do Mercosul prevista para acontecer em dezembro.
Participaram do encontro de hoje Fernando Fraguío, secretário da Indústria da Argentina, e Walter Barral, representante do secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.
A Argentina manifestou no encontro sua preocupação com o aumento das importações procedentes do Brasil de autopeças e de outros produtos industriais.
Já a delegação brasileira destacou sua preocupação com a ampliação do regime de licenças não automáticas por parte do governo argentino envolvendo têxteis e televisores.
A secretaria da Indústria argentina garantiu que o plano de 4 bilhões de dólares que será aplicado no Brasil para estimular a indústria automobilística alcançará tanto os modelos argentinos como os brasileiros.