postado em 18/11/2008 20:16
A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira, apesar de um mercado deprimido pelo acúmulo de más notícias econômicas, graças a uma recuperação no fim da sessão: Dow Jones ganhou 1,38% e o Nasdaq, 0,08%.
Segundo os números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) subiu 151,71 pontos, a 8.424,75 unidades, e o Nasdaq 1,22 ponto, a 1.483,27. O índice ampliado Standard & Poor's 500 subiu 0,98% (8,36 pontos), fechando a 859,11.
Wall Street teve mais uma sessão de suspense nesta terça-feira, caindo 200 pontos durante a tarde, antes de se recuperar no final do dia.
"Estamos esperando que a situação se estabilize", comentou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York, lembrando a forte alta dos índices registrada pela manhã. "A cada boa notícia que chega, vêm outras dez ruins", acrescentou o analista.
Plano de resgate
Os investidores ficaram atentos aos acontecimentos em Washington durante todo o dia. O presidente do Federal Reserve (Fed) americano, Ben Bernanke, e o secretário do Tesouro, Henry Paulson, falaram nesta terça-feira (18/11).
Criticado pelos parlamentares sobre os resultados de seu plano de resgate do sistema financeiro, Paulson rejeitou novamente utilizar parte de sua verba de US$ 700 bilhões para apoiar o setor automobilístico, como querem os democratas.O plano de resgate financeiro "não é a panacéia para todas nossas dificuldades econômicas", sentenciou o secretário do Tesouro.
Setor automobilístico
Os mercados acompanharam em seguida a audiência dos patrões dos três maiores construtores automobilísticos americanos, que insistiram na interdependência de suas empresas e afirmaram que a falência de uma delas poderia provocar um efeito dominó.