postado em 19/11/2008 17:40
O volume de vendas de material de construção registrou queda de 10% em outubro deste ano na comparação com igual período do ano passado. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o setor teve queda no mês passado de 0,2% em relação a setembro deste ano.
"Em setembro o setor já demonstrou uma tendência de acomodação da atividade que se comprovou em outubro. Tivemos uma pequena queda, que pouco modificou o quadro para o ano", explicou o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.
O levantamento apontou que o comércio de material de construção cresceu 10,5% no acumulado dos últimos 12 meses. "Como as nossas vendas foram muito fortes nos nove primeiros meses de 2008, revimos a nossa projeção de crescimento no ano de 10,2% para 9,5% sobre 2007 (que registrou faturamento de R$ 39,48 bilhões)", disse Conz.
Crise
A Anamaco informou que teve de fazer modificações na metodologia da pesquisa mensal para avaliar o reflexo da crise financeira internacional no setor. De acordo com o presidente da entidade, as grandes empresas não estão sentido tanto a queda nas vendas como as pequenas e médias, que representam 98% do segmento.
O financiamento de material de construção operado por bancos e financeiras caiu 20% em outubro, além de uma diminuição no pedido das construtoras. "Por outro lado, houve uma desaceleração dos preços no atacado, que, de acordo com o Índice de Preços por Atacado (IPA), baixaram de 1,18% para -0,11%", afirmou.