postado em 21/11/2008 15:01
O governador José Roberto Arruda participou na manhã desta sexta-feira (21/11) do lançamento do projeto A-Tenda Trabalhador, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes para promover a inserção daqueles que estão desempregados no mercado de trabalho. O primeiro local a receber a tenda é Ceilândia. A estrutura está montada na QNP 36 do P-Sul, no Condomínio Pôr do Sol, onde permanecerá por 30 dias. Os oito cursos oferecido (garçom, informática, manicure, mecânica, entre outros) terão a duração de 40 horas.
Segundo o secretário do trabalho em exercício, Rodrigo Delmasso, a intenção é que a mão-de-obra seja absorvida pelo comércio local. "Além de promover a capacitação, vamos também fazer a mediação dessas pessoas com os empresários da comunidade", explicou. A primeira turma com 790 pessoas iniciará os cursos amanhã. Outras duas turmas também com 790 cada serão contempladas com o treinamento na cidade.
A tenda será montada em outras 13 regiões administrativas. Os próximos locais são: Arapoanga, Sol Nascente e Samambaia. A expectativa é que até dezembro de 2009, sete mil pessoas sejam atendidas em todo o DF. Os interessados em participar do programa devem ter mais de 16 anos e procurar a tenda montada na Ceilândia com a carteira de trabalho e identidade.