postado em 24/11/2008 19:41
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (24/11) que os bancos grandes voltaram a liberar dinheiro para o crédito. Segundo ele, o problema que ainda persiste está ligado, principalmente, aos bancos pequenos e médios e ao crédito externo.
O ministro afirmou que os dados que serão divulgados amanhã pelo BC mostram uma queda dos empréstimos em outubro, seguida por uma recuperação em novembro. Mesmo assim, ainda há uma redução de 20% em relação aos níveis anteriores.
"Os grandes bancos, pelo que eu saiba, voltaram a emprestar num volume parecido com o que estavam emprestando antes", disse o ministro. "Está faltando crédito de médio e pequeno banco. Está faltando crédito externo. Aí já temos 20% de crédito a menos." Segundo Mantega, os bancos médios e pequenos conseguiram se reequilibrar, sem que houvesse nenhuma quebra, devido à ação do governo, que liberou os compulsórios para compra das carteiras dessas instituições. Mesmo assim, não conseguiram recursos em um volume que permitisse a reativação de crédito nesse segmento.
"Uma faixa do setor financeiro ficou sem disponibilidade de crédito. Médios e pequenos bancos, embora tenham se reequilibrado, porque nós liberamos compulsórios para compra das carteiras deles, eles não conseguiram de novo os recursos para voltar a emprestar." O ministro destacou também a ação dos bancos estatais. Em outubro, o Banco do Brasil aumentou o crédito em 4,5% em relação a setembro. "Provavelmente a Caixa também fez o mesmo. Isso compensa uma parte, mas, na soma geral, ainda temos uma redução do crédito disponível no país e isso nos leva a uma desaceleração do crescimento."