Economia

Com crise, americana Starbucks prevê queda de suas vendas de café

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postado em 25/11/2008 10:48
A severidade da crise econômica levou a cadeia de cafeterias Starbucks a prever uma queda de sua cifra de negócios até setembro de 2009, um período que se anuncia "extremadamente difícil", segundo o relatório anual do grupo. "Os clientes da Starbucks podem ter menos dinheiro disponível para suas compras essenciais por causa das supressões de emprego, das dívidas imobiliárias, das falências, do acesso mais difícil ao crédito e da queda dos preços imobiliários", afirma a empresa. Depois de cair no vermelho no terceiro trimestre de seu exercício 2007-2008, a Starbucks continuou em baixa no quarto trimestre e anunciou, no início do mês, um lucro anual reduzido pela metade, num momento em que seus "expressos" e cappuccinos padecem de uma forte concorrência de cadeias de baixos preços, como o McDonald´s e o Dunkin´ Donuts. A empresa de Seattle tem previsto inaugurar em dezembro mais 700 lojas nacionais e no exterior, e fechar umas vinte nos Estados Unidos. Oferta de compra O gerente da Federação Colombiana de Cafeicultores (Fedecafé), Gabriel Silva, propôs uma aliança entre os países produtores do grão - entre os quais o Brasil tem a maior produção mundial - para comprar a Starbucks e ter assim um canal de distribuição próprio. Para Silva, os países produtores devem aproveitar a queda das ações da rede americana de US$ 45 para US$ 8, devido à crise financeira internacional. Com uma produção de 12 milhões de sacos de 60 quilos prevista para este ano, a Colômbia é o terceiro produtor de café do mundo, depois do Brasil - que exporta em torno de 18 milhões - e do Vietnã.

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