Economia

Acionistas da Telecom Italia se opõem à venda da TIM Brasil

;

postado em 28/11/2008 10:53
A Asati (Associação de acionistas minoritários da Telecom Italia) pediu à companhia que não ceda "nenhuma de suas atividades internacionais", entre elas uma possível venda da TIM Brasil à operadora espanhola Telefónica, informou nesta sexta-feira (28/11) o jornal econômico "Il Sole 24 Ore".

A Asati, segundo o jornal, pediu por meio de carta que a firma aposte em reforçar sua presença no estrangeiro e especificou que "não são transferíveis" nem a rede de cabos submarinos em fibra óptica no Mediterrâneo nem suas atividades no Brasil.

Eles disseram ainda, por meio de um comunicado, que não é o momento de realizar uma ampliação de capital reservada a terceiros, considerando a atual cotação das ações.

Além disso, solicitaram que a companhia ofereça aos seus trabalhadores a possibilidade de investir em ações do grupo pelo desbloqueio parcial do chamado TFR, espécie de fundo de garantia usado pelas empresas italianas, mas que pode ser sacado assim que eles finalizam cada relação de trabalho.

A Telecom Italia apresentará na próxima quarta-feira seu plano industrial 2009-2011 em Londres, um dia depois a reunião de seu conselho de administração, que tratará do tema de sua presença no Brasil.

"Il Sole 24 Ore" também assinala que o novo diretor financeiro de Telecom, Marco Patuano, viajou para Buenos Aires para discutir com seu sócio argentino, a família Werthein, a reorganização da Telecom Argentina.

Para isto, o diretor de Estratégias de Negócios e Desenvolvimento Internacional da companhia, Oscar Cicchetti, disse que já há "quatro interessados argentinos" por essas ações.

Atualmente, o grupo italiano tem 50% da Telecom Argentina, contra 48% dos Werthein e 2% pertencentes à France Telecom.

Uma vez adquirindo os 48% da família, a Telecom Itália os repassará a algum dos interessados, sustentou o diretor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação