postado em 28/11/2008 11:50
A taxa de desemprego no Japão caiu em outubro para 3,7%, contra 4% em setembro, mas a inflação subiu e baixou o consumo das famílias, informou nesta sexta-feira o governo.
Contrariando as previsões dos economistas e apesar da recessão na economia japonesa, em meio à crise financeira mundial, a taxa de desemprego ficou abaixo do previsto pelos analistas, que esperavam uma taxa de 4,2%.
Os preços dos produtos não-perecíveis aumentaram 1,9% em outubro, uma cifra esperada pelos economistas, destacou o governo. O consumo médio por residência, por sua vez, caiu em outubro a 3,8% em um ano, contra a previsão de 3,4%. Esta é a oitava queda mensal consecutiva.
A produção industrial também recuou, 3,1% em outubro, em relação a setembro, puxada especialmente pelos problemas da indústria automobilística e do setor de eletrônica.
No último dia 17, o governo do Japão informou que o país entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, ao registrar uma contração de 0,1% na economia, depois de ter registrado queda de 0,9% (dado revisado) no segundo.