postado em 01/12/2008 08:54
Mal caiu na conta o pagamento da primeira parcela do 13º salário, os consumidores foram às compras de Natal. Pelo menos 500 mil pessoas lotaram shoppings e lojas de rua do Distrito Federal no primeiro fim de semana depois do recebimento do benefício, segundo estimativa do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindvarejista). ;O 13º, que este ano injetou R$ 3 bilhões no DF, está movimentando o comércio. Parte vai para as compras e parte para a quitação de algum débito. Porém, desde o início da semana tem crescido o movimento de vendas, que deve ficar dentro da expectativa de crescimento de 5% a 6% em relação ao ano passado;, afirma Antônio Augusto de Moraes, presidente do Sindvarejista.
Só ontem, a técnica em informática Carmeci Feitosa gastou cerca de R$ 1,2 mil em presentes. Parte foi pago à vista e parte por meio do cartão de crédito. ;Estou tentando me livrar disso desde a semana passada, mas a maratona vai continuar na semana que vem, pois ainda não consegui comprar tudo;, diz. Ao todo, a consumidora pretende gastar R$ 2 mil com presentes, valor abaixo dos mais de R$ 3 mil do Natal de 2007. ;Ano passado, perdi a conta de quanto gastei em presentes, pois também comprei muita coisa para mim. Este ano, estou comprando tudo mais em conta por causa da crise;, observa. A auxiliar de dentista Simone Medeiros também antecipou as compras. Ontem, ela gastou R$ 369 na compra de brinquedos para os filhos. Ela preferiu guardar o dinheiro do 13º e usar o cartão de crédito. ;Como as lojas dividem no cartão sem juros, vale mais a pena;, diz.
Os shoppings confirmam o aumento de movimento e de vendas no fim de semana. No Conjunto Nacional, o movimento no estacionamento aumentou 50% e a previsão é de vendas de 20% a 25% maiores do que no fim de semana passado. No Park- Shopping, a estimativa é de vendas 15% maiores e fluxo de pessoas 10% superior em relação ao mesmo período de 2007. O Brasília Shopping apurou um crescimento de 11,7% no tráfego. O centro de compras não divulgou estimativa de aumento de vendas para o fim de semana, mas considerando todo o período de Natal, a previsão é de crescimento de 10% em relação a 2007.
No Terraço Shopping houve aumento de 13% no fluxo de pessoas ante a semana anterior e, no Taguatinga Shopping, de 10%. Os centros de compras ainda não divulgaram a estimativa de crescimento de vendas para o Natal. No Pátio Brasil, o fluxo de pessoas foi 10% maior que no fim de semana anterior e a expectativa é que esse número seja revertido em vendas.
Segundo Antônio Augusto de Moraes, a partir do próximo fim de semana, a maioria das lojas de rua deve abrir aos domingos. ;Os shoppings também vão funcionar até as 23h e o metrô, até as 23h30, o que beneficiará não só os consumidores, mas também os trabalhadores;, diz. Para ele, a crise financeira internacional ainda não chegou ao varejo. ;Temos no DF uma situação privilegiada, por causa do poder aquisitivo mais elevado. Como os preços e condições de pagamento estão mantidos, o consumidor é beneficiado com bons preços e prazos;, ressalta. O Sindvarejista não acredita em ;Natal das lembrancinhas; e mantém o mesmo custo médio por presente do ano passado: R$ 68.