postado em 02/12/2008 14:20
As Bolsas americanas operam em alta nesta terça-feira (02/12), com ganhos de mais de 2%, depois de um início de semana de queda significativa. Os investidores procuram por ações a bons preços, mas sem deixar de lado o anúncio feito ontem pela Nber (Escritório Nacional de Pesquisa Econômica, na sigla em inglês), de que os EUA se encontram em recessão desde dezembro do ano passado.
Às 13h49 (em Brasília), a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) estava em alta de 2,29%, indo para 8.335,78 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S 500 subia 2,84%, indo para 839,38 pontos. A Bolsa Nasdaq operava em alta de 2,42%, indo para 1.431,88 pontos. Ontem, o Dow Jones fechou em baixa de mais de 7%.
A notícia de que o banco Goldman Sachs pode apresentar perdas de US$ 2 bilhões no quarto trimestre fiscal, em decorrência da crise financeira em curso, não chegou a abalar o ânimo dos investidores para os negócios hoje.
O comitê de pesquisa do Nber determinou que um pico na economia dos EUA ocorreu em dezembro de 2007. "O pico marcou o fim do ciclo de expansão começado em novembro de 2001 e o início da recessão", informou a instituição em um comunicado ontem.
Segundo o centro de pesquisa, o período de expansão durou 73 meses, enquanto o período anterior de expansão, nos anos 90, durou 120 meses.
Uma recessão, segundo o Nber, é um significativo declínio na atividade econômica difundido pela economia como um todo e que costuma durar mais que alguns poucos meses. Normalmente os efeitos de uma recessão são visíveis na produção, no mercado de trabalho, nos salários e em outros indicadores econômicos. Ela começa quando a economia atinge um pico do ciclo econômico e termina quando atinge o ponto mais baixo. Entre esse ponto e o pico, a economia registra expansão. Na semana passada, o Departamento de Comércio informou que a economia dos EUA teve uma contração de 0,5% no terceiro trimestre deste ano, maior que a de 0,3% anunciada no fim de outubro, segundo dados revisados. As perspectivas para a economia americana no quarto trimestre são de uma nova contração.
No mercado financeiro, as ações da companhia varejista Sears Holdings anunciou que teve perdas no trimestre, devido a pagamentos de encargos e resultados fracos em suas lojas e na rede Kmart.
Os lucros da rede de lojas de de equipamentos para escritório Staples caíram 43% no terceiro trimestre, devido a encargos referentes a um processo de reestruturação e uma aquisição.
Hoje também os investidores aguardam a apresentação ao Congresso, por parte das três grandes companhias automobilísticas americanas - General Motors (GM), Ford Motor e Chrysler - planos de recuperação, para os quais solicitam US$ 25 bilhões de dinheiro público.