postado em 02/12/2008 16:47
A moeda americana foi vendida por R$ 2,409, alta de 3,83%, nas últimas operações registradas nesta terça-feira (2/12), marcada pela recuperação moderada das Bolsas de Valores e pela ausência do Banco Central. Desde ontem, a autoridade monetária não realiza seu habitual leilão de "swap" cambial. Nesses leilões, o BC oferece contratos em que assume o risco da oscilação do câmbio.
Nas casas de câmbio paulistas, o dólar turismo foi cotado a R$ 2,550 (valor de venda), o que representa um incremento de 2,40% sobre a taxa de ontem.
Há semanas, alguns operadores comentavam que o BC deveria se abster dos leilões de "swap" cambial e optar por liberar moeda no mercado à vista. Como os leilões de "swap" cambial, na prática, funcionam como operações no mercado futuro, muitos analistas temiam que essas intervenções estimulassem indiretamente uma especulação "exagerada" na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM& com os contratos de dólar.
Profissionais de corretoras de câmbio também observaram que os investidores não-residentes já começam a diminuir suas "apostas" na valorização do dólar, a que foi atribuído a oscilação brusca dos preços nas últimas semanas.